quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Aspectos Historicos e Culturais da Alemanha



A história da Alemanha inclui os acontecimentos ocorridos nos territórios de língua alemã que correspondem aproximadamente ao Estado formado em 1871 em Versalhes, quando o Império Alemão, dirigido pela Prússia, foi constituído.O Sacro Império Romano Germânico, que existiu desde o século VIII até 1806, é considerado o primeiro Reich alemão (Reich, Império, em alemão, termo usado para descrever os sucessivos períodos históricos do povo alemão). No momento de maior extensão territorial, o Império incluía o que são hoje a Alemanha, a Áustria, a Eslovênia, a República Checa, o oeste da Polônia, os Países Baixos, o leste da França, a Suíça e partes da Itália central e setentrional. A partir de meados do século XV, passou a ser conhecido como o "Sacro Império Romano da Nação Germânica". O Império Alemão de 1871-1918 é chamado de o Segundo Reich, de modo a indicar a sua descendência do império medieval. Segundo o mesmo raciocínio, Adolf Hitler referia-se à Alemanha Nazista (1933-1945) como o Terceiro Reich.


ASPECTOS CULTURAIS


As contribuições da Alemanha para o património cultural mundial são incontáveis, o que leva alguns autores a acreditar no "Génio Alemão", celebrado no romantismo, uma das fases da história da arte onde a Alemanha teve uma proeminência invejável. País conhecido por muitos como das Land der Dichter und Denker (a terra dos poetas e dos pensadores), a Alemanha foi o berço de vultos importantíssimos na história da arte, como se pode verificar nas várias secções deste artigo.A língua alemã e os seus dialetos foram, outrora, a lingua franca da Europa central, oriental e setentrional. Hoje, a língua alemã é uma das línguas que desperta mais interesse por parte dos estudantes de línguas, em todo o mundo. Muitas figuras históricas, ainda que não sendo alemãs, no sentido moderno da palavra "alemão", estiveram imersas na cultura germânica, como é o caso de Wolfgang Amadeus Mozart, Franz Kafka ou Copérnico.

Aspectos Historicos e Culturais da Índia



A cultura da Índia é uma das culturas mais antigas que conhecemos. Alguns[quem?] afirmam ter mais de quatro mil anos. Segundo informações recentes, foram descobertos sítios arqueológicos no vale do rio Sarasvat - um rio que secou dado a permanente elevação dos Himalaias - com cidades de mais de vinte mil anos de existência e completa rede de água e esgoto


A Índia, inicialmente, era constituída por 3 etnias: negros (Dravidianos), orientais (mongóis) e brancos (caucasianos). Posteriormente, outros povos lá estiveram em vários períodos de sua longa história. Deve-se a isso a grande tolerância religiosa existente no país, uma vez que o povo está acostumado a conviver com uma enorme diversidade cultural, que inclui diferenças até mesmo nas línguas (que são realmente muitas).
A cultura indiana antiga dividia a sociedade em quatro categorias de ofícios e quatro de idades. Esse sistema tem o nome de Sanatana Dharma. Tal aspecto cultural gerou diversas distorções na sociedade contemporânea e, apesar de oficialmente banido, continua sendo infamemente praticado.



Os indianos, apesar das diversidades como linguagem, arte, música e cinema, são extremamente ligados à nação e aos ancestrais, o que os torna uma sociedade muito tradicional.
Segundo recenseamentos de 1961 e 1971, existem na Índia 1652 línguas vernáculas (sem agregação de estrangeirismos) e 67 línguas de ensino escolar em diversos níveis. A Constituição de 1950 tornou o hindi, escrito em ortografia devanágari, a língua oficial do país e enumerou as 15 línguas oficiais regionais: assamês, bengali, gujarati (ou gujerat), hidi, kanara, caxemira, malaiala, marathi, oriya, pendjabi, sânscrito, sindhi, tâmil, telugu, urdu. No entanto, o hindi encontrou uma certa resistência, particularmente nos Estados do sul e em Bengala, o que conduziu à manutenção do inglês como segunda língua privilegiada, de elite, que permite os contatos internacionais e a obtenção dos melhores empregos.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Aspectos econômicos da Alemanha


A economia da Alemanha é a economia mais importante da Europa e é a terceira potência ecônomia mundial depois dos Estados Unidos e Japão. É uma economia de mercado na qual a segurança social tem um peso muito grande na economia, tendo os alemães direitos sociais muito extensos. Atualmente, o governo Social Democrata está a tentar reformar a segurança social com o objectivo de reduzir o seu peso sobre a economia. A reunificação teve um impacto significativo no crescimento da parte ocidental do país, com grandes quantidades de dinheiro sendo usadas para financiar a reestruturação da porção Oriental.
As indústrias metalúrgicas e químicas têm um significante papel na economia da Alemanha, enquanto na agricultura, a média propriedade familiar, altamente mecanizada predomina. A cidade de Frankfurt é o principal centro financeiro da Alemanha e da União Européia, onde está localizado o Banco Central Europeu e a Bolsa de Valores de Frankfurt. As indústrias e as empresas do setor terciário da Alemanha são bem dispersas pelo país, o que provoca grande tráfego aéreo e rodo-ferroviário.

Estatísticas.
Produto Interno Bruto:US$ 3 818 bilhões (2008)
% de cresc. do PIB:1,3% (2008)

PIB per capita:US$ 34 800 (2008)

PIB por setor:
agricultura 0,9%, indústria 30,1%, comércio e serviços 69,0% (2008)
Inflação anual

População abaixo da linha de pobreza
11% (2001)

Força de trabalho:43,63 milhões

Força de trabalho por setor:agricultura 2,8%, indústria 33,4%, comércio e serviços 63,8% (1999)Desemprego:7,7%(2008#julho)



Principais indústrias:
é um dos países mais avançados tecnologicamente na fabricação de produtos de ferro e aço, carvão, cimento, produtos químicos, máquinas, veículos, máquinas-ferramenta, eletrônicos, alimentos e bebidas, construção naval, têxteis.

Apectos econômicos da Índia



Segundo o Banco Mundial, a Índia é a 10ª economia mundial. A economia da Índia reflete uma atividade industrial expressiva.
Os principais produtos cultivados são: chá, algodão, trigo, juta, arroz, tabaco, milho e cana-de-açúcar.


Tem o segundo maior rebanho bovino do mundo, perdendo apenas para o Brasil.Em relação a parcerias Índia, Brasil, China e Coréia do Sul lideram o G-21 (grupo dos 21 países do mundo em desenvolvimento).


Com um PIB de 785 biliões de dólares (ou 3,6 trilhões de dólares pelo critério de paridade do poder de compra - PPC), a Índia é a 12a maior economia do mundo (ou a quarta maior, pelo critério PPC). Entretanto, devido à grande população, a renda per capita é consideravelmente baixa: em 2005, o FMI classificou a Índia na 135a posição em termos de renda per capita (ou na 122a posição, pelo critério PPC), dentre 182 países e territórios. Cerca de 60 por cento da população dependem diretamente da agricultura. A indústria e os serviços têm se desenvolvido rapidamente e respondem por 25 e 51 por cento do PIB, respectivamente, enquanto que a agricultura contribui com cerca de 25,6 por cento. Mais de 25 por cento da população vivem abaixo da linha de pobreza, apesar da existência de uma classe média grande e crescente de 300 milhões de pessoas.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Aspectos Físicos da Alemanha

Aspectos fisicos da Alemanha:



CLIMA:



A Alemanha tem um clima moderado, com verões quentes e invernos frios, apesar de longos períodos de geada e neve serem raros. Chove durante o ano todo, principalmente em julho. Durante o verão, as tempestades geralmente trazem raios e trovões. Pode ficar bem frio no inverno, e os lagos e canais do país geralmente congelam. A temperatura media é de 2ºC no inverno e 24ºC no verão. O clima é, por vezes, imprevisível no país. No pino do verão, um dia pode ser quente e ensolarado e o dia seguinte frio e chuvoso. No entanto, condições climatéricas verdadeiramente extremas, como secas severas, tornados, tempestades de granizo, frio ou calor extremo, entre outros, são extremamente raras. Houve duas inundações de grande escala nos últimos anos, mas em geral também estas são raras. Não há notícia de sismos destrutivos.O clima temperado do tipo continental é predominante, sendo que no noroeste do país, nas vizinhanças com a Holanda, Bélgica e Dinamarca, e onde se localizam importantes cidades, como Hamburgo, Düsseldorf, Colônia e Bonn, o clima é do tipo oceânico.



RELEVO:

O relevo alemão divide-se basicamente em amplas planícies no norte e montanhas do centro ao sul do país. O Zugspitze é o ponto mais alto, com 2962 metros acima do nível do mar, na fronteira alpina com a Áustria. A Alemanha possui paisagens variadas: de praias a picos nevados o ano inteiro. Campos, litoral e ilhas no norte Planícies e colinas marcam o norte. Raros locais ultrapassam os 200 metros de altitude.

VEGETAÇÃO:

A Alemanha possui paisagens variadas: de praias a picos nevados o ano inteiro. Difícil é encontrar alguma extensão de terra não explorada economicamente, seja com agricultura, silvicultura, pecuária ou turismo. Campos, litoral e ilhas no nortePlanícies e colinas marcam o norte. Raros locais ultrapassam os 200 metros de altitude. A vegetação de campo predomina, mas há também pântanos e charnecas. No litoral, a terra recorta-se em diferentes paisagens. A costa noroeste, no Mar do Norte, caracteriza-se pelo típico mar de baixios (Wattenmeer). Na maré baixa, a água recua quilômetros e pode-se ir a pé pela lama do fundo marinho às ilhas das Frísias Oriental e do Norte. A sedimentação vem trazida pelos rios Elba, Weser e Ems, entre outros, que desembocam nesta parte do litoral, e fica retida entre a costa e as ilhas.Maciço centralDa região industrial do Ruhr, de Hanôver, Leipzig e Dresden para o sul, o relevo alemão torna-se montanhoso. Serras e planaltos, cortados por inúmeros rios e recôncavos, dominam até as fronteiras com Bélgica, Luxemburgo, França, Suíça, Áustria e República Tcheca. O maciço Mittelgebirge estende-se de leste a oeste pelo centro da Alemanha. Conforme a região e seus altos e baixos, estas montanhas centrais foram batizadas com diferentes nomes.Variação no sul mais alto ainda é o cume da Floresta Negra. A serra que acompanha à direita a planície do Vale do Reno no sudoeste alemão tem nos 1493 metros do Feldberg seu ponto mais elevado. Com numerosos bosques e campos, a Floresta Negra é um dos principais destinos turísticos do país.

HIDROGRAFIA:


A Alemanha possui muitos rios navegáveis, o principal é o rio Reno.Lista de todos os rios alemães:Rio Danúbio - 686 km
Rio Elba - 700 km
Rio Havel - 341 km
Rio Isar - 283 km
Rio Lech - 100 km
Rio Meno - 524 km
Rio Mosela - 242 km
Rio Neckar - 367 km
Rio Neisse - 252 km
Rio Oder - 885 km
Rio Reno - 865 km
Rio Ruhr - 217 km
Rio Spree - 382 km
Rio Weser - 440 km
A importância dos rios no transporte é tão grande, que existe até uma ponte de um rio sobre outro rio, sendo os dois navegáveis.

SOLO:

A Alemanha é um país com muitos recursos e áreas karst. E devido à sua elevada população, muitas cavernas e minas são abertas ao público.
The most important karst areas are located in the süddeutsche Schichtstufenlandschaft (South German Escarpments). Horizontal mesozoic sedimentary layers form plateaus like a tremendous stair. South of the river Main is the Muschelkalk plateau with many caves, among them one of the longest caves of Germany. The Jurassic limestones of Frankian and Swabian Jura bear thousands of caves. O mais importante karst áreas estão localizadas no Süddeutsche Schichtstufenlandschaft (alemão escarpas do Sul). Horizontal mesozoic camadas sedimentares planaltos como uma forma tremenda escada. Sul do rio principal é o Muschelkalk planalto com muitas cavernas, entre elas uma das mais longas cavernas da Alemanha . Os calcários do Jurássico Frankian e Swabian Jura suportar milhares de cavernas

Aspectos Politicos da Alemanha


A Alemanha é uma federação democrática e parlamentária, cujo sistema político é definido num documento constitucional (Grundgesetz, lei fundamental) de 1949. Por chamar o documento de Grundgesetz, invés de Verfassung (constituição), os autores expressaram a intenção de que ela fosse trocada por uma constituição apropriada quando a Alemanha fosse reunida em um só estado. Emendas ao Grundgesetz geralmente requerem aprovação de dois terços dos parlamentares de ambas as câmaras do parlamento; os artigos garantem direitos fundamentais, a separação dos poderes, a estrutura federalizada, e o direito de resistir contra tentativas de sobrepor-se à constituição são perpétuos e não podem sofrer emendas.[36] Apesar da intenção inicial, o Grundgesetz permaneceu em vigor depois da reunificação alemã em 1990, com apenas algumas pequenas emendas.

Aspectos Politicos da Índia


A Índia costuma ser apontada como a maior democracia do mundo, pois conta com o maior eleitorado dentre os países democráticos. O país adotou como forma de Estado a federação, com um parlamento bicameral que funciona com base em um sistema parlamentarista de estilo Westminster.
O presidente, na qualidade de chefe de Estado, exerce um papel principalmente protocolar, embora seja o comandante supremo das forças armadas e sua sanção seja necessária para que qualquer lei aprovada pelo parlamento entre em vigor. É eleito indiretamente por um colégio eleitoral para um mandato de cinco anos.
A chefia de governo é exercida por um primeiro-ministro, que concentra a maior parte dos poderes executivos. É nomeado pelo presidente, desde que conte com o apoio de um partido ou coalizão que tenha mais de 50% dos assentos da Câmara do Povo (a Câmara Baixa do parlamento).

segunda-feira, 18 de maio de 2009



Aspectos Físico da Índia
CLIMA:
O clima da Índia varia de tropical no sul a um clima mais temperado no norte. Nas regiões setentrionais neva com frequencia no inverno. O clima é tropical e ventoso, exceto na zona montanhosa do Himalaiae do Hindu Kush, que funcionam como uma barreira para os ventos frios provenientes da Ásia Central, o que mantém o subcontinente com temperaturas mais elevadas do que outras regiões em latitudes semelhantes. A paisagem é muito variada e pode-se contemplar desde zonas muito áridas, como no deserto de Thar junto ao Paquistão, até bosques e savanas ervosas, que ocupam a quinta parte do território indiano. A Índia recolhe a sua chuva graças às monções.

RELEVO:

O relevo da Índia pode ser dividido em três. Ao norte encontra-se a Cordilheira do Himalaia, com cerca de 40 montanhas com mais de 7.500 metros de altitude; por isso, é conhecida como o "teto do mundo". Aos pés do Himalaia estende-se a planície Indo-gangética, de formação sedimentar recente, com solos férteis. Mais ao sul, ocupando metade da Índia, localiza-se o planalto do Decã, de formação antiga e cristalina, responsável por fartos recursos minerais, como ferro e manganês. Na parte ocidental, esse planalto tem escarpas mais elevadas, chamadas de Gates, onde nascem vários rios que correm para o Oriente.

VEGETAÇÃO:

Com uma grande variedade de condições climáticas - do tórrido ao ártico, a Índia possui uma vegetação rica e variada. Existem cerca de 45.000 tipos de plantas e arbustos, constituindo 7% da flora mundial. Com 81.000 espécies, a Índia tem 6.5% da fauna do mundo. Existem atualmente 80 parques nacionais e 441 santuários de vida selvagem.

HIDROGRAFIA:

1°:Índia conta com diversos grandes rios, como o Gandes, o Bramaputra, o Yamuna, Godavari, Kaveri, Narmada e Krishna. O país possui três arquipélagos: As Laquedivas, as Ilhas Andamão, e Nicobar e as Sundarbans (no delta do Ganges).

SOLO:

Solos na Índia podem ser classificadas em 8 categorias: aluvial, preto, vermelho, laterita, florestais e árido deserto, salina e alcalina e turfosos & orgânica dos solos. solo Aluvial solo constituem o maior grupo da Índia, constituindo 80% do total da superfície terrestre. É derivada da deposição de silte transportadas por rios e são encontrados nas planícies de Punjab Grande do Norte para o Assam vale. Aluvial solo fértil, mas eles são geralmente falta de azoto e tendem a ser fosfórico.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Localização da Indía


O território da Índia constitui a maior parte do subcontinente indiano, localizado na Placa Indiana, na Ásia Meridional. Os estados indianos do norte e do nordeste estão parcialmente localizados nos Himalaias.

Localização da Alemanha


A Alemanha está localizada na Europa central, nas margens do mar do Norte e do mar Báltico, entre os Países Baixos e a Polónia, a sul da Dinamarca, nas coordenadas geográficas 51º 00' N, 9º 00' E. Sua localização é estratégica na Planície da Europa Setentrional e ao longo da entrada para o mar Báltico.